IMPORTANTE

As postagens feitas pelos alunos, de acordo com a especificidade do conteúdo, serão indexadas nas páginas específica. Há também um índice das postagens na lateral direita. Para conhecer todo o nosso trabalho, visite todas as páginas.

Pesquisar neste blog

Projeto

Cultura popular brasileira: cantigas, contos, causos e lendas 


Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo ChavesTurma: 6o ano B, vespertino (32 alunos)Professores orientadores: André Martins e Juliana Aquino



Este projeto está vinculado ao projeto de Feira Cultural e Científica "Conhecendo o Brasil" da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, Uberlândia, Minas Gerais. O evento de âmbito escolar envolve trabalhos realizados pelos alunos sob a orientação dos professores. A realização do mesmo acontece no mês de agosto de 2012, finalizando com a exposição dos trabalhos no dia 30 do referido mês. 

Com a temática da cultura popular brasileira, nosso objetivo central é envolver  os alunos a em uma pesquisa  sobre as manifestações literárias populares. 

Neste sentido, o 6o  ano B do turno vespertino foi dividido em 8 grupos de 4 alunos com a tarefa de pesquisarem 4 temáticas, a saber: 

1) Mitos e lendas; 
2) Cantigas de roda e de ninar; 
3) Causos e acontecidos e 
4) Contos populares e folclore brasileiro.

O direcionamento da pesquisa envolve os seguintes procedimentos em relação ao objeto pesquisado: 

1) O que é? Definição descritiva escrita. 
2) Amostragem, exemplificação orais (gravações) ou escritas (texto)  das manifestações pesquisadas com as devidas referências de fontes. 
3) Ilustração por meio de imagens (fotos, desenhos ou vídeos)
4) Relato do grupo sobre o "como" a pesquisa foi realizada: o percurso até a sua finalização.
5) Postagem do trabalho eletronicamente neste blog
6) Postar apreciação (comentários) sobre os demais trabalhos a serem postados pelos outros grupos.

Para  a realização do trabalho os alunos serão orientados durante os horários da disciplina de Português em sala de aula e em oficinas no laboratório de informática da escola e também no espaço da biblioteca escolar.  Os grupos deverão ter a iniciativa de se organizarem fora do espaço escolar. 

Para facilitar o trabalho dos grupos, os professores orientadores criaram uma conta de e-mail para cada grupo e este bolg que será administrado pelos mesmos. 

A medida que os trabalhos forem postados pelos alunos, os professores orientadores farão junto aos alunos os ajustes que se fizerem necessários.

O trabalho será apresentado para a escola no dia 30 de agosto. Neste dia, a tela do blog estará aberta aos visitantes no laboratório e os visitantes poderão deixar a sua apreciação para as postagens dos alunos como forma de registro das visitas, além de ser inserido um contador de visitas para auferir o quantitativo de visitas ao site. 

Para facilitar a pesquisa dos alunos, este blog conta com uma página de sugestão de sites para direcionar e facilitar e dinamizar o processo de pesquisa. Assim como, na biblioteca, foi feita uma prévia seleção de livros que o grupo poderá consultar e tomar emprestado.

O processo de avaliação do projeto é dinâmico e prevê a participação dos alunos por meio de comentários feitos diretamente nas postagens dos colegas. Os professores responsáveis além de também postarem comentários, encaminham e-mail para os grupos e auxiliam nas postagens como administradores do blog, fazendo ajustes às postagens dos alunos. Durante as aulas de Português, o professor promove a avaliação do blog junto aos alunos, dialogando sobre as demandas. 

Agradecemos o empenho dos alunos e a sua visita,

Professores orientadores e idealizadores do trabalho.


Efetivação do projeto

Relatório do dia 8 de agosto de 2012


No 2o horário, o professor André apresentou a ideia dos trabalho para a turma  6o ano B, respondeu a questionamento dos alunos e propôs a organização de grupos para a realização do trabalho. Os alunos acataram a proposta e se organizaram nos seguintes grupos:

G1: Lendas 
Bruna, Andressa, Ana Júlia A. e Marina  Isabela
G2: Cantigas
João Vítor, Ruan, Gerson e Thiago
G3: Causos
Ana Júlia B., Gabriela e Dayane
G4: Contos
(vago)
G5: Lendas
Jonh Petter, Wisloran e Carlos Daniel
G6: Cantigas
Carlos Eduardo, Matheus e Richard
G7: Causos
Rafaela, Maria Eduarda, Nathália e Amanda
G8: Contos
Arthur, Guilherme e Gabriel Felipe

No 5o horário, a turma desceu para o laboratório de informática para ouvir instruções, acessar a  de e-mail do grupo, aceitar o convite encaminhado pelos professores para para postarem no blog e fazer seus primeiros acessos e testes de postagens no blog. Infelizmente o tempo não foi suficiente para sanar todas as dúvidas e resolver todos os problemas. Mas, notamos que alguns grupos conseguiram efetuar postagens copiando conteúdos sobre o tema da internet. Estas postagens deverão ser editadas novamente pelos grupos por questões de formatação (cor da fonte incompatível, espaços em branco desnecessários, etc.) e por faltar elementos importantes como: indicação do grupo, título da postagem, indicação da fonte de pesquisa e ilustração). Vários rascunhos em branco de postagens também foram salvos como rascunhos. Os grupos G6, G4,G2 e G5 não conseguiram finalizar o processo de se inscreverem para postar no blog. A dificuldade ocorreu, porque para concluir a inscrição como colaborador do blog é necessário criar um perfil para a conta do grupo. Os alunos receberão mais instruções no decorrer do trabalho.


Relatório do dia 17 de agosto de 2012

Neste dia, trabalhamos no 2o e 3o horários no laboratório de informática da escola novamente. Os alunos em seus respectivos grupos já tinham um número considerável de postagens para editar. Os professores orientadores tiveram que se desdobrar para atender todos os grupos. Várias postagens novas também foram realizadas, bem como a digitação de texto e desenhos ilustrativos para serem escaneados.

Tivemos problemas com alguns alunos que ainda não haviam assimilado o espírito do trabalho proposto.  Mas, enfim, o saldo deste dia foi bastante positivo.

2 comentários: