IMPORTANTE

As postagens feitas pelos alunos, de acordo com a especificidade do conteúdo, serão indexadas nas páginas específica. Há também um índice das postagens na lateral direita. Para conhecer todo o nosso trabalho, visite todas as páginas.

Pesquisar neste blog

Folclore

É folclore ou não é? 

Faça o teste da Revista Nova Escola

Clique no link abaixo  para responder ao teste. No final, não há tabulação ou definição de um perfil, conforme erros ou acertos. A intenção não é medir o conhecimento, mas convidar à reflexão sobre o tema. 

Dia do folclore

O dia 22 de agosto está se aproximando e com ele vem o dia nacional do folclore. A palavra tem o significado de cultura, sinônimo de crenças, enfim. É o que um povo acredita e que muitas vezes vem de geração para geração. O Folclore brasileiro é um dos maiores do mundo, em relação a quantidade de lendas e de como as pessoas encaram a data. É um dia muito comemorado, principalmente no Norte do país, de onde a maioria das histórias foram criadas.
Alguns mitos e lendas deram origem à festas populares que ocorrem pelos quatro cantos do país. A festa de Iemanjá é uma delas. A rainha dos mares  faz parte do  folclore brasileiro.

Conheça alguns Personagens do Folclore.
Postado por G1

Folclore

Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. Alguns mitos e lendas deram origem à festas populares que ocorrem pelos quatro cantos do país.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Folclore Brasileiro. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm. Acesso: Agosto de 2012.

Postado por G7


3 comentários:

  1. Eu acho tudo isso uma mentirada
    so pra assustar crianças indefezas
    isso e um absurdoooooooooooooooo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito obrigado mas não me ajudou em nada, por que eu pedir foi causos, não lendas!!!

      Excluir