IMPORTANTE

As postagens feitas pelos alunos, de acordo com a especificidade do conteúdo, serão indexadas nas páginas específica. Há também um índice das postagens na lateral direita. Para conhecer todo o nosso trabalho, visite todas as páginas.

Pesquisar neste blog

domingo, 19 de agosto de 2012

A origem do oiapoque


 Muitos anos atras , a fome atingiu a aldeia indígena havia pouca caça quase nenhum  peixe ,a seca acapara  com a plantação de mandioca.


   O mesmo  tinha acontecidocom muitas arvores frutíferas , que nao deram frutos. Enfraquecidas, as crianças  ficavam doentes eos bebes  e os velhoa acabaram morrendo   por causa disso a índia tarumã, que estava grávida desestiu  sair da aldeia para salvar seu bebe. Ela tinha certeza que seu bebeia ia morrer, porque tinha certeza que seu  bebe morreria de fome; pois fraca como estava provalvemente nao teria fome .

    Pois partiu em busca de um lugar melhor para criar a criança  alguns  dias se  passaram sozinha na mata  taruma ja nao tinha esperança   começou a chorar com saudade  de tudo que deixaras pra tras . Em desespero pediu Tupã para transformada em numa cobra,de modo que pudesse transpor na floresta para para procurar um lugar adequado para consustruir uma aldeia .

     Adimirando com a coragem da moça , o deus entendeu seu pedido .

Durante meses, aquela grande cobra vagou em busca de um local em que houvesse comida e água . carregando o bebê , seu peso era tanto que por onde passavam ela deixava sulcos profundos no chão .

      

     Finalmente, Tarumã encontrou um vale cortado por um riachocom muitas arvores frutiferas  e  caça a  redondeza. A india - ficou muito feliz! Fez todo trajeto  para avisar o povo que havia encontrado comida e água.  Agora todos estavam salvos Mas estava tão empolgada que se  esqueceu   de pedir a Tupã para desfazer o encantamento.

Quando estava chegando à aldeia , o bebê nasceu . Turumã teve  sua filhinha bem na entrada do povoado . Quando as pessoas viram que a criança tinha nascido de uma cobra, acharam que fosse algum tipo de bruxaria  e mataram o bebê. Tarumã ficou louca de dor, mas não atacou sua gente. Expressou sua tristeza com um choro tão prologando  que as lágrimas preencheram  os sulcos que seu corpo havia cavado na mata,  transformando-os num grande rio .

Com  a perda do bebe Tarumã não quis mais  ser gente. Para se esquecer do  mundo, mergulhou  se no rio  de suas lágrimas e adormeceu em seu  leito. Na aldeia, os índios  dizem  que  nas noites de lua cheia as a
águas ficam revoltadas. É quando Taruma suspira  nas águas pela  falta da filha . E quando ela chora  o volume da água aumenta  inundando aldeias .
                Foi assim que o rio se chama ,Oiapoque

Fonte: Viagens ao Brasil em 52  Historias de Silvania  Sarleno  Cia das Letras,  2009


      

2 comentários: